sábado, 18 de dezembro de 2010

Trabalhando com as mídias

Professora Edney Souza de Oliveira
Série 5º ano do Ensino Fundamental

Tema Saúde é vida

Justificativa:

O Projeto "Saúde é vida", é uma proposta que possibilita uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola e para buscar gerar oportunidades de reflexão e atuação sobre as questões de saúde utilizaremos vídeos e textos de apoio que poderão auxiliar o trabalho pedagógico em diversos sentidos: despertar a atenção para o tema, trazer novos elementos para a percepção e a compreensão dos fatos, motivar os trabalhos escolares, auxiliar a formação de conceitos, hábitos e atitudes.

Objetivo Geral:      
Conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Objetivos Específicos:
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo;

Metodologia:
Criar atividades de acordo com a realidade de sua escola;
Vídeo: depois de assistir ao vídeo com os alunos, identificar as mensagens que foram mais marcantes para cada um e para o grupo, promovendo um debate; Identificar termos desconhecidos e conteúdos a serem aprofundados, buscando novas fontes de informação;
 Desenhar cenas dos vídeos; construir uma história (oral ou escrita) a partir de uma frase sugestiva;

Música: lembrar, com os alunos, de músicas que falem sobre os temas abordados, relacionando cultura e saúde;
 Sugerir que os alunos façam composições sobre os conteúdos mais polêmicos ou significativos;
Literatura e cultura popular: trabalhar com os alunos textos de literatura (poesia e prosa) e de cultura popular que abordem temas relacionados à saúde; Pesquisar ditados populares relacionados às situações apresentadas.
Mídia: identificar anúncios em jornal, revista, televisão ou rádio que falem sobre saúde, analisando criticamente suas mensagens diretas e subliminares;
Cotidiano/comportamento: descobrir, na família, como eram os hábitos e costumes de outras gerações; realizar pesquisas sobre valores e comportamentos predominantes em diferentes culturas;
 Organizar feiras; construir horta e pomar na escola ou em espaço comunitário; Realizar concursos de frases, desenhos ou composições;
Promover gincanas;
Montar peças de teatro ou quadros de mural, abordando o assunto;.
Utilizar Os Parâmetros Curriculares Nacionais — em particular, os livros dedicados aos temas transversais — para o aprofundamento dos debates;
 Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas;
Mostre a importância do sol na higiene da roupa;
Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
lugar para guardar roupas sujas;
Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,
correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
espinhos, pedras, etc.
Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,
lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
Fazer o jornalzinho da escola sobre o tema e distribuir na comunidade onde a escola está inserida;
Convidar um agente de saúde para fazer uma palestra na escola falando sobre como preservar a saúde;

Resultados Esperados:

Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através
desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre
voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os
alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece
carinho e cuidados especiais.

Tempo previsto para conclusão:
Final do segundo semestre

Critérios de avaliação:
Todos os resultados e avaliações serão feitos através de: relatórios, apostilas, gráficos, apresentações, poesias, parodias, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário