domingo, 20 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

 Leitura e Escrita de Trava-língua, Parlenda,
Quadrinha, Poema, Canção de Roda
Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções de roda são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.

Habilidades
. Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos. Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).

Objetivos
. Ler e reler textos que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita.
Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas Reconhecer o uso funcional do texto.
. Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito,  ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
. Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.
Procedimentos didáticos
1) Anunciar que vai ler um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga de roda. O/a professor/a deverá criar expectativas nos alunos com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:
2) Em seguida, perguntar aos alunos  se eles sabem o que é um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga de roda. Explicar as características do texto escolhido.
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.

Objetivo: Ativar os conhecimentos prévios dos alunos;
Deixar que os educandos manifestem suas idéias e criem suas hipóteses.

As quadrinhas são estrofes de quatro versos, também chamadas de quartetos. As rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto.
Os poemas servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez.
As cantigas de roda são textos que servem para brincar e divertir. Com bastante freqüência se encontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis.
As adivinhas servem para divertir e provocar curiosidade. São textos curtos, geralmente
encontrados na forma de perguntas: O que é, o que é? Quem sou eu? Qual é? Como? Qual a diferença?
Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A
sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.
As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.
 Apresentar para aos alunos numa cartolina o texto ou escrevê-lo na lousa. Exemplo:
 Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.
 Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva pontando para cada palavra.
 Explicar a estrutura e a organização do texto: a direção da escrita, da esquerda para direita e de cima para baixo. O espaço entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas, e dos sinais de pontuação.
 Distribuir texto o texto para os alunos e pedir para eles circularem as palavras citadas pelo professor;
Sublinhar os sinais de pontuação existente no texto.

Mais sugestões de atividades
. Jogos: bingo, cruzadinha, caça-palavra, forca, preguicinha com as palavras do texto trabalhado.
. Remontar o texto através de tirinhas.
. Caixa de palavra-texto (trava-língua, parlenda, quadrinha) para realização de leituras diárias, com interpretação.
. Reescrita com apoio da memória.
. Transcrição do texto (cópia significativa).
. Pesquisas na família e na comunidade que os alunos  moram.


Atividade 4: Leitura e Escrita de Conto, Lenda e Fábula
Os contos, lendas e fábulas são antigas expressões da cultura que se eternizaram graças à tradição oral, passada de uma geração para outra. São narrativas que despertam o gosto pela leitura, estimulam a imaginação e povoam a mente de idéias, pessoas, lugares, acontecimentos, desejos, sonhos…

Habilidades
. Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos. Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades). Utilizar diferentes estratégias de leitura: antecipação, interferência, seleção e verificação.

Objetivos
. Proporcionar aos alunos, condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da literatura infantil e seus criadores. Conhecer a estrutura dos textos narrativos, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita. Ampliar o vocabulário dos alunos e favorecer a aquisição das bases alfabéticas;
Estabelecer vínculo prazeroso com a leitura e escrita, assim como desenvolver a linguagem oral.

Procedimentos didáticos
Escolher um texto adequado aos interesses da turma e escrevê-lo num papel metro ou na lousa.
Anunciar que vai ler um conto ou uma lenda ou uma fábula. O/a professor/a deverá criar
expectativas nos alunos  com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas: perguntar se  eles  sabem o que é um conto ou uma lenda ou uma fábula. Explicar as características do texto escolhido.
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as suas respostas e fazer a comparação no final do trabalho.

Objetivo: ativar os conhecimentos prévios dos alunos;
Deixar que os educandos manifestem suas idéias e criem suas hipóteses.
Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição oral, muitos contos foram recebendo novos elementos, fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões). São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranqüilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos (fadas, bruxas, duendes, gigantes etc.). A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranqüilidade.
As fábulas são pequenas narrativas que transmitem em linguagem simples mensagens morais relacionadas ao comportamento no cotidiano. Em geral, a moral é acrescida por um pensamento final. Algumas fábulas possuem personagens humanas, mas a maior parte delas mostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados – animais com características humanas. O comportamento dos animais representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos.
É muito comum a presença de provérbios populares.
As lendas, assim como os mitos, são histórias sem autoria conhecida. Foram criadas por povos de diferentes lugares e épocas para explicar fatos para os quais as pessoas não tinham explicações, como o surgimento da terra e dos seres humanos, do dia e da noite e outros fenômenos da natureza. Também falam sobre heróis, heroínas, deuses, deusas, monstros e outros seres fantásticos.
Características do texto narrativo: narrador-personagem (1ª pessoa) e/ou narrador-observador (3ª pessoa), personagens, clímax, enredo, marcadores de tempo (era uma vez, certo dia, naquela manhã... fato reais ou imaginários)

Apresentar para os alunos numa cartolina ou escrever na lousa o título do texto
escolhido. (Exemplo).
TÍTULO DA FÁBULA: A FORMIGA E A POMBA
 Perguntar: O que está escrito na cartolina ou na lousa? Se eles/as não conseguirem, fazer a leitura
do título do texto. Em seguida, perguntar?
Ler a história em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.
Interromper a leitura no inicio do segundo e do quarto parágrafo e perguntar:
Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.

título da fábula: a formiga e a pomba
autor: esopo

Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.
moral da história: quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
- qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título?
- quem serão os personagens? onde acontecerá a história? qual o nome do autor?    objetivo: antecipar os fatos relativos à leitura com base no titulo; deixar que eles/as manifestem;

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/espaco-virtual/tecendo-trama/TEXTO%204.3%20ATIVIDADES%20NA%20PERSPECTIVA%20DO%20GENEROS%20TEXTUAIS.pdf

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