quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Diagnosticando o nível de escrita do seu aluno

A prova das quatro palavras e uma frase

A prova escrita de quatro palavras e uma frase têm como finalidade familiarizar o professor com as hipóteses das crianças sobre a escrita. É uma sondagem para nortear o trabalho docente na identificação do nível conceitual de seu aluno.
Para realizar essa prova, devemos sempre manter um clima favorável, podemos pedir sem medos que a criança escreva. Precisamos motivar a criança a escrever do seu jeito próprio.
Criando esse clima de confiança, conversamos com a criança a respeito de coisas que ela faz, do que gosta, por exemplo, animais, brinquedos, ou o que ela come etc.
Dessa conversa escolhemos as palavras para o ditado. Lembremos que estas palavras devem pertencer ao mesmo grupo semântico.
A prova consiste em escolher quatro palavras variadas quanto ao número de sílabas: uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e outra monossílaba. Ditamos as palavras nessa ordem. Depois propomos uma frase que tenha relação com as palavras ditadas.
Sempre que possível, pedimos as crianças que leia o que escreveu passando o dedo. Temos, assim, mais uma oportunidade de identificar o nível da leitura da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário