quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Trabalho do Coordenador Pedagógico

São notórias as mudanças ocorridas no âmbito escolar no decorrer dos anos e isso tem contribuído para que o trabalho do Coordenador Pedagógico se amplie a cada dia dentro da instituição, pois o mesmo dar suporte e orienta esse novo paradigma da educação. Porém surgem dificuldades no momento de exercer o seu papel por conta das múltiplas atribuições a ele atribuídas.
 Mediante isso, compreendo que a coordenação pedagógica para contribuir no processo de ensino-aprendizagem deve está fundamentada nos quatro pilares do século XXI: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a viver, mas para tanto é imprescindível que haja comprometimento juntamente com todos os envolvidos na educação com as ações da instituição escolar.
É com o intuito de aprender sempre que durante os quase seis anos que estou coordenadora pedagógica, tenho estabelecido juntamente com os educadores, gestores e alunos as metas que devem ser alcançadas no final de cada quinzena quando voltamos a planejar novamente novas ações. O diálogo com os alunos onde são estabelecidas as metas acontecem nas visitas que faço as salas de aulas durante cada mês. Com os diretores nas reuniões mensais e nos encontros que temos nas escolas. Além disso, contribuo na construção do plano de curso, no estudo da proposta pedagógica, na organização das culminâncias que são feitas no final de cada unidade, na avaliação do currículo, nas reuniões de pais, acompanho a recuperação dos alunos com menor rendimento, promovo atividades de estudo e pesquisa na área educacional, e etc.
Somente estando aprendendo sempre é que um Coordenador Pedagógico pode desenvolver uma visão crítica e construtiva do trabalho pedagógico, por isso acredito que somente sendo pesquisador (a)  teremos  oportunidade de adquirir novos conhecimentos que servirão para aperfeiçoar a prática pedagógica e consequentemente melhorar o ensino-aprendizagem.
 Edney S. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário